Fechar X

Notas

Aula 4

Fluxos do Sistema Econômico

Selecione a seta para iniciar o conteúdo

São todas as coisas úteis que satisfazem as necessidades humanas. Nesse sentido, a casa é um bem que satisfaz a necessidade que o homem tem de abrigar-se; o pão satisfaz a necessidade de se alimentar, etc. Observe que aquilo que não é útil para uma pessoa pode ser útil para outras. É o caso do cigarro que, embora seja prejudicial à saúde, é útil e satisfaz a necessidade de fumar do fumante. Logo, em termos econômicos, o cigarro é um bem!

É a expressão monetária do valor de um bem ou serviço. Os bens se dividem em não econômicos (abundantes ou livres) e econômicos (raros ou escassos). Os bens são ditos “não econômicos” se a eles não se puderem atribuir preços e, portanto, não for possível transacioná-los no mercado. É o caso do ar que se respira, da luz solar, das águas dos rios, etc. Os bens econômicos, ao contrário, são raros, e há que se negociar para adquiri-los. Essa negociação lhes confere um preço e se processa no mercado.

É o contexto (e não o local) em que compradores (do lado da procura) e vendedores (do lado da oferta) realizam transações.  Alternativamente, pode-se dizer que o mercado é a interação entre as forças de oferta e de procura.

Fonte: VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR E SAKURAI, 2015.

Videoaula

Nesta aula estudamos Fluxos do Sistema Econômico e aprendemos o conceito de Mercado. Para complementar o seu aprendizado assista a esse vídeo.

Aula Concluída

Você chegou ao fim dessa aula com sucesso!
Selecione o botão avançar para seguir para a próxima aula.

Avançar