Caro(a) Aluno(a), para que você̂ possa entender adequadamente as discussões das próximas aulas, explicarei um conceito importante.
No lugar de “produto” ou “serviço”, por algumas vezes vou usar um único termo mais genérico: “bem”. Assim, toda vez que mencionarmos “demanda pelo bem X”, não importa saber se “X” é sorvete, automóvel ou atendimento médico. O objetivo é simplificar a discussão dizendo que X é um bem consumido por alguém e produzido por outro. Isso será́ suficiente para entendermos as discussões das próximas aulas.
Esta aula tem como objetivo discutir o funcionamento do “mercado”, um dos mecanismos mais importantes do nosso cotidiano.
Uma economia de mercado funciona através de fluxos de bens e também através de fluxos monetários, pois como sabemos, é preciso pagar por bens!
Para entender o funcionamento do sistema econômico, vamos supor uma economia de mercado que não tenha interferência do governo (por enquanto, para simplificarmos) nem transações com o exterior (economia fechada).
Os agentes econômicos são as famílias e as empresas. As famílias são proprietárias dos fatores de produção e os fornecem às unidades de produção (empresas) no mercado dos fatores de produção. As empresas, pela combinação dos fatores de produção, produzem bens e serviços e os fornecem às famílias no mercado de bens e serviços.
A esse fluxo de fatores de produção, bens e serviços denominamos fluxo real da economia.
Podemos representar o fluxo de um sistema econômico de forma bem simplificada. Para maior entendimento, ambos os grupos (família e empresas) interagem em dois tipos de mercado: mercado de bens e mercado de recursos.
Representação gráfica da Circulação e fluxo no Sistema Econômico:
Podemos perceber que o funcionamento do fluxo monetário, representado por linhas contínuas, ocorre a partir das empresas que contratam, junto às famílias, os fatores de produção, trabalho, capital, etc. Ao mesmo tempo, a empresa organiza os fatores de produção de que agora dispõe e começa a estabelecer o fluxo real quando ocorre a oferta de bens e serviços produzidos.
Os fluxos se encontram no mercado e têm uma sequência. Começa com a necessidade das empresas com relação aos fatores de produção que conseguem com as famílias. As famílias, por sua vez, necessitam oferecer fatores de produção às empresas, pois necessitam de recursos financeiros para poderem adquirir os bens e serviços de que necessitam. Estando as famílias com recursos financeiros em mãos, adquirem os bens e serviços de que necessitam, e esgotam ou diminuem a quantidade desses bens e serviços no mercado, fazendo com que as empresas voltem a contratar os fatores de produção com as famílias e, assim, começar novamente o ciclo do fluxo do sistema econômico.
Devemos deixar claro a simplicidade do exemplo exposto, uma vez que, em muitos casos, há a intervenção do governo e também a participação do mercado externo, o que não foi adequado colocar no fluxo justamente para facilitar o raciocínio.
Mercado é o encontro entre vendedores e compradores. Um mercado pode estar em qualquer lugar, na esquina de uma rua ou no outro lado do mundo, ou bem perto, como o telefone ou os classificados do jornal. Não precisa ser um lugar fixo. Nele, estão presentes os fundamentos da procura e da oferta, que representam os interesses de consumidores e produtores (ou vendedores).
Ou seja, Mercado é toda instituição social na qual bens e serviços são trocados livremente. Em geral, o mercado ocorre conforme questões normativas (ou legais), mas mesmo o mercado ilegal é um mercado – o comércio de produtos piratas e até́ o contrabando de drogas e armas ocorrem por via do mercado.
A existência de um mercado é condição básica para a Demanda e a Oferta.
A oferta e a demanda são forças básicas de funcionamento de uma economia capitalista, sendo que a oferta representa o desejo de vender por parte dos vendedores e a demanda, por sua vez, representa o desejo de comprar por parte dos compradores.
Nas sociedades contemporâneas, as compras ocorrem mediante o uso de moeda como meio de troca. Como veremos nas aulas sobre macroeconomia, uma das funções da moeda é justamente servir como intermediário das trocas. Contudo, nada impede que dois agentes realizem trocas diretas entre produtos ou serviços, como ocorria na antiguidade, por meio do escambo. De acordo com Vasconcellos, Toneto Junior e Sakurai (2015), seja com a intermediação da moeda ou por trocas diretas, o mercado é o mecanismo que permite a interação entre agentes econômicos e a realização de todas essas transações. É justamente por permitir e facilitar a ocorrência dessas transações que o mercado é uma instituição importante para o funcionamento da economia, e quanto mais rápido e mais simples o mercado funcionar, mais transações serão realizadas, e consequentemente mais produção e renda a sociedade tende a gerar.
São todas as coisas úteis que satisfazem as necessidades humanas. Nesse sentido, a casa é um bem que satisfaz a necessidade que o homem tem de abrigar-se; o pão satisfaz a necessidade de se alimentar, etc. Observe que aquilo que não é útil para uma pessoa pode ser útil para outras. É o caso do cigarro que, embora seja prejudicial à saúde, é útil e satisfaz a necessidade de fumar do fumante. Logo, em termos econômicos, o cigarro é um bem!
É a expressão monetária do valor de um bem ou serviço. Os bens se dividem em não econômicos (abundantes ou livres) e econômicos (raros ou escassos). Os bens são ditos “não econômicos” se a eles não se puderem atribuir preços e, portanto, não for possível transacioná-los no mercado. É o caso do ar que se respira, da luz solar, das águas dos rios, etc. Os bens econômicos, ao contrário, são raros, e há que se negociar para adquiri-los. Essa negociação lhes confere um preço e se processa no mercado.
É o contexto (e não o local) em que compradores (do lado da procura) e vendedores (do lado da oferta) realizam transações. Alternativamente, pode-se dizer que o mercado é a interação entre as forças de oferta e de procura.
Fonte: VASCONCELLOS, TONETO JUNIOR E SAKURAI, 2015.
Aluno(a), para compreender perfeitamente este mecanismo, nas próximas aulas trabalharemos dois conceitos básicos e que, invariavelmente, se referem ao mercado: a demanda e a oferta. Posteriormente, falaremos do conceito de equilíbrio, que representa o resultado da interação entre demanda e oferta.
Nesta aula estudamos Fluxos do Sistema Econômico e aprendemos o conceito de Mercado. Para complementar o seu aprendizado assista a esse vídeo.
Aula Concluída
Você chegou ao fim dessa aula com sucesso!
Selecione o botão avançar para seguir para a próxima aula.